Em vinte e cinco de agosto de 1947 nascia a Rádio Clube de Lages, tendo no seu comando o pioneiro das comunicações na Serra Catarinense, o paulista Carlos Joffre do Amaral. Como todo jovem desbravador, Carlos Joffre sonhou, idealizou e colocou no ar uma das emissoras de maior credibilidade do Estado de Santa Catarina pelo papel fundamental que desenvolve junto à comunidade até os dias de hoje. Agora, com o comando do empresário Roberto Amaral, a Rádio Clube continua a desempenhar o seu papel, sempre presente e atuante nos problemas sociais, comunitários e econômicos da Serra Catarinense, principalmente em relação ao desenvolvimento de Lages.
Nesta caminhada de setenta e um anos, muitos foram os parceiros, colaboradores e anunciantes que contribuíram e ainda contribuem para que a emissora continue a desempenhar esse papel tão importante e reconhecido em todos os quadrantes do Estado como a rádio que é do povo e para o povo. Entre os abnegados parceiros, um merece uma distinção toda especial, pois há muitos e muitos anos continua a dar sua parcela de contribuição, fazendo que o amanhecer de todos os lageanos seja mais repleto e feliz. Estamos falando do homem simples e de comunicação simples, como o povo gosta, principalmente o do interior, que nesta longa caminhada são seus fiéis fãs de cadeira: Manoel Corrêa, o Maneca.
O Locutor de “olha a hora, olha a hora”, do programa Alma Cabocla, que a 60 anos faz parte da história da Rádio Clube. Mas afinal, quem é o Maneca? Pois bem: Vamos mostrar a vocês quem é este homem, este "ícone" da comunicação na Serra Catarinense, que na sua simplicidade ajudou e continua a ajudar a fazer a história e parte da história de um sonho que começou em 1947.
Manoel Corrêa, o Maneca, está com 86 anos de idade. Destes, 70 anos dedicados ao Sistema Catarinense de Comunicação (SCC) e 62 ao mesmo programa, o Alma Cabocla. O programa foi ao ar pela primeira vez em 15 de fevereiro de 1957. Das 7h às 8h, Maneca e Tavinho tocavam viola e cantavam composições próprias para o público. Com o passar do tempo, Maneca e Tavinho passaram a apresentar dois programas. Das 5h às 6h30min, Tavinho comandava o Bom Dia Brasil e, das 6h30min às 8h, Maneca apresentava o Alma Cabocla.
Por volta de 1970, quando Tavinho parou de apresentar o Bom Dia Brasil, Maneca ocupou o seu horário, e o Alma Cabocla passou a ir ao ar, de segunda a sábado, das 5h às 8h. E, até hoje é assim.
Ao longo de mais de seis décadas, o programa ganhou forma e está mais diversificado, com notícias, entrevistas, avisos de utilidade pública, previsão do tempo e promoção e incentivo a campanhas solidárias.
|